Blog

Voltar Blog | A Importância da Manutenção Preventiva nos Endoscópios
  • 6 mar

    A Importância da Manutenção Preventiva nos Endoscópios

                    A manutenção preventiva tem o objetivo de prevenir danos de desgaste natural das peças dos equipamentos de endoscopia, a fim de evitar um custo maior na manutenção corretiva. Em média para a manutenção preventiva, um gastroscópio necessita realizar 500 exames ou um tempo de seis meses, para identificar algum tipo de anormalidade com a angulação e com a borracha da ponta flexível.

                    Um exemplo bem comum em todos os endoscópios é a angulação incorreta da ponta flexível. O ângulo correto que a ponta flexível de um gastroscópio realiza é UP – 210°, DOWN – 90°, LEFT – 110° e RIGHT – 110°. Geralmente os equipamentos utilizados na endoscopia alta apresentam a angulação UP incorreta ou folga no comando da manopla UP, devido o uso no movimento da retro visão. Quando apresentado esse tipo de evidência é necessário realizar o ajuste de angulação, para que a ponta flexível tenha uma durabilidade maior e uma precisão maior do exame.

                    É recomendada a troca da borracha da ponta flexível quando apresentar mudança na aparência, devido o saneante de alto nível de desinfecção, a borracha começa a ficar fosca e perde a propriedade de elasticidade.

                    Entretanto, não podemos afirmar o tempo exato para a manutenção preventiva de cada equipamento, pois esses dados podem variar de acordo com o fluxo de exames de cada local. O importante é planejar a agenda de exames, junto às datas de manutenção dos equipamentos, pois a finalidade é diagnosticar e tratar a maior quantidade de pacientes.  

    Por Rafael Kendi Takei